FERROLHO

Às vezes, no meio da seriedade que é a vida, dá saudade das noites de verão naquela bela praia do litoral norte gaúcho. Vontade de voltar para aquela varanda da casa de tijolo a vista, em que passávamos o tempo brincando como se não houvesse amanhã. Fita, polícia e ladrão, stop, teatro, esconde-esconde… eram infinitas as possibilidades de diversão.

Uma das brincadeiras mais populares era sempre o pega-pega. Simples de executar e possibilidade de diversão ainda que sem muitas pessoas. A dinâmica é simples, uma pessoa conta até 20 (ou 10, ou 50, ou 100) enquanto os outros se afastam tentando fugir. Depois é só correr atrás dos “fujões” e pegar o máximo de pessoas possível. Ah, e não podemos esquecer do ferrolho, aquele ponto escolhido como “mágico” e que representa a zona de conforto em que não se poderá pegar nem ser pego.

Soou familiar? Pois é, a vida é cheia de ferrolhos. Pontos seguros – ou nem tão seguros assim- que nos prendemos para não sermos pegos. Mas como participar da brincadeira sem correr o risco?

Sim, é possível ficar ali o tempo todo, sem suar, sem correr, sem ser capturado por aqueles que têm como objetivo de pegar. Ao ficar ali não se perde, mas também não se brinca, não se diverte, não se arrisca, não pega, não  vence. E qual o propósito da brincadeira afinal: não perder ou brincar? Ainda gosto de pensar que a emoção da tentativa já vale o risco da derrota e enquanto escrevo este texto tento criar coragem pra me afastar do meu ferrolho.

Anúncios

Um pensamento sobre “FERROLHO

  1. Alice, ou um Grilo disse:

    Perfeito 🙂 A coragem já nasceu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s