CORAÇÃO GRANDE DEMAIS

Cresci ouvindo que ele tinha o coração grande demais e que era muito bom. Curioso que as pessoas diziam isso como se fosse algo ruim, perigoso e que pudesse lhe causar danos irreversíveis. Era um menino muito sensível e sentia demais. Isso não podia acabar bem, profetizavam os sábios adultos.

Nunca entendi como ter o coração grande demais pudesse prejudicá-lo. Mesmo criança, não parecia sensato acreditar que uma pessoa fosse ser pior por ser uma pessoa mais bondosa do que a maioria. Seriam compaixão, sensibilidade e consideração para com o próximo características prejudiciais para aquele menino? Custei a entender o que queriam dizer.

Finalmente percebi que o que tanto preocupava os mais velhos era que as pessoas que mais sentem, bem, sentem mais e com isso acabam sofrendo mais vezes e de maneira mais intensa. Eu mesma vi aquele menino derrubar lágrimas que a maioria não derramaria e por razões que para muitos seriam banais. Vi o menino se preocupar com o sentimento dos outros, ouvir com atenção e sempre fazer o melhor para si e para todos a sua volta. E vi como outros, talvez mais espertos e menos ingênuos, conseguiam o passar para trás algumas vezes. E pude perceber como isso o fazia sofrer.

Mas vi esse menino se transformar em homem. O seu coração continuou maior do que o da maioria e sua bondade também. Acho que a essência de um homem é algo difícil de se mudar. Ainda bem. Porque, como eu suspeitava, a compaixão e a sensibilidade não o tornaram mais fraco, mas sim um homem melhor.

Não sei quem inventou que o sofrimento nos enfraquece ou que sentir demais é um defeito. A malandragem, a esperteza e a dureza da alma podem até fazer a vida mais fácil de ser vivida, mas certamente a torna muito mais desagradável para aqueles que cruzam o seu caminho.

Mais do que isso, é preciso ter coragem para ser uma pessoa boa no mundo dos espertos. É preciso força para aprender a vencer a ingenuidade, não se deixar enganar e, ainda assim, não precisar enganar os outros. Eu, pessoalmente, admiro o menino com o coração grande demais que se tornou um homem maior ainda. E tenho certeza que o mundo precisa de mais pessoas como ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s